Times explicam critérios para escolha dos lados no 3º turno do CBLoL

O último final de semana do 2º split do CBLoL 2020 marcou o início do terceiro e último turno da Fase Regular do campeonato. Com os times já tendo se enfrentado duas vezes ao longo da segunda etapa, os lados para o terceiro embate seriam decididos por quem possui vantagem no confronto direto.

Pensando nisso, o Mais Esports perguntou às equipes que tinham esta vantagem durante o fim de semana, quais foram os critérios analisados antes de tomarem a decisão se optavam pelo Lado Azul ou Lado Vermelho.

A INTZ, por exemplo, enfrentou Furia e Flamengo pela Semana 8 e escolheu Blue Side e Red Side, respectivamente. O treinador dos intrépidos, Maestro, explica que apesar do peso maior da comissão técnica, os jogadores também são consultados na decisão: “Você falou bem na questão do peso. Não é uma decisão minha, especificamente. No final das contas, quem decide é a comissão técnica, mas eu sempre abro para os jogadores falarem.”

Ele acredita que há dois fatores principais para a escolha do lado: draft e qual lado do mapa o time prefere jogar. “O draft, qual ordem você prefere e quais prioridades você tem […] o Lado Azul e o Lado Vermelho possuem diferenças no mapa. Qual lane é mais segura, qual não é? Têm times que escolhem o Lado Azul ou Vermelho para proteger uma lane específica que eles acham mais fácil de jogar daquele lado específico.”

Citando a própria INTZ, Maestro explica que o foco da sua equipe foi o draft, tanto contra Furia como contra Flamengo, mas revela que não foi uma decisão fácil de ser tomada: “Sendo bem sincero, este fim de semana nós escolhemos esses lados por causa do draft, o que queríamos fazer contra a Furia e contra o Flamengo. A decisão não foi fácil, tivemos uma pré-discussão de draft bem grande durante a semana inteira para saber quais lados faziam mais sentido.”

A PRG também jogou contra a Furia, no domingo (26). O atirador Garo explicou o porquê dos Caveiras terem optado pelo Lado Azul, afirmando que eles preferiram focar nos power picks do meta atual.

“Esse patch conta com vários power picks, como Volibear, Renekton, Twisted Fate… Então tínhamos o conforto de escolher o nosso lado pensando no nosso first pick mais do que pegando no Lado Vermelho. Para nós, tinha mais valor ter esses picks mais fortes do que ter o last pick para counterar.”

A paiN Gaming, por outro lado, preferiu não entrar em detalhes sobre suas escolhas em si. O atirador, brTT, declarou que falar sobre os critérios poderia habilitar os outros times do CBLoL a pegarem informações importantes sobre sua equipe. O treinador Dionrray foi pelo mesmo caminho, mas afirma que poder escolher o lado em uma partida é uma boa vantagem.

“Saber do nosso adversário, o jeito que eles jogam e o jeito que eles draftam, se apresentam mais padrões no Lado Azul ou Vermelho, qual é o melhor de enfrentar, qual será o melhor para a nossa evolução ao longo do campeonato. Todos esses requisitos e outros mais entram em discussão”, conta.

Ele também possui a mesma linha de raciocínio de Maestro, ou seja, mesmo tendo um peso maior na decisão, ele sempre discute com os jogadores antes de escolher um lado do mapa. Por fim, ele resume quais os pontos são discutidos em um debate como este:

“Vários pontos são considerados, pensando no nosso adversário, pensando em nós, o nosso momento, o draft do adversário, o nosso draft, a composição que queremos montar e na possível composição deles. São vários elementos que nos favorecem optar por um lado, ou por outro.”

Como Garo comentou, o meta atual também pode influenciar na escolha dos lados, também considerando a montagem da composição. Por exemplo, apesar das taxas de vitória dos lados Azul e Vermelho estarem rigorosamente equilibradas na 2ª etapa de 2020, no 1º split o Blue Side teve grande vantagem: 63.1% na Fase Regular. Este número se inverte completamente quando o campeonato avançou aos playoffs, onde 77.8% das vitórias vieram do Red Side. A final entre KaBuM e Flamengo foi vencida pelos Ninjas por 3×0 e dois tentos vieram do Lado Vermelho.

A tendência de vitória de cada lado de Summoner’s Rift muda de região para região. Na China, o Lado Azul vence 54% dos jogos, enquanto que na Europa, a vantagem é do Lado Vermelho, com 55.4%. A LCK segue a tendência chinesa e tem mais vitoriosos no Blue Side, 55.1%.

Olhando para as regiões minors, ou “Wildcard”, o Lado Azul é mais vencedor na Turquia, Oceania e Liga Latinoamérica. Japão e Rússia mostram o mesmo equilíbrio do Brasil.

O 2º split do CBLoL 2020 segue para sua reta final. O próximo fim de semana será a nona semana de disputas da Fase de Pontos. No sábado, paiN, Santos e Furia estão com vantagem no confronto direto contra INTZ, KaBuM e Flamengo, respectivamente. Com exceção da paiN que optou pelo Lado Vermelho, os times escolheram jogar pelo Azul. Já no domingo, somente os Ninjas tem vantagem no seu confronto contra a Furia e decidiram jogar no Lado Vermelho.

Após o próximo fim de semana, restará somente a Semana 10, com três dias de jogos, pela Fase Regular.

Fonte: MaisEsportes / Vitor Ventura

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish pt_BRPortuguês do Brasil
%d blogueiros gostam disto: